Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Escrevam as vossas opiniões nos comentários ou enviem por e_mail para lusodama@sapo.pt .
Em alguns destes artigos poderá encontrar, mais abaixo, a solução dos desafios colocados, no entanto, é preferível espreitá-la após tentarem resolvê-los.
Na verdade as Damas são infindáveis nas posições, ganhantes, perdentes e empatantes que criam!
Vem isto ao caso de ao disputar a parte final de um jogo disputado contra Carlos Gonçalves, da Amadora, em que eu tinha 4 Damas e um peão em 24 contra 2 Damas no Rio e peão em 09 e não ter conseguido o ganho.
Como estive afastado da modalidade praticamente cinco anos, pensei que se tratava de falta de capacidades pessoal na finalização mas, após ter decidido colocar no Tabuleiro a posição para aprofundar o estudo, verifiquei que por mais que tentasse não conseguia encontrar o ganho.
Fui, então, espreitar se havia alguma coisa publicada à volta desta posição. E havia! No Volume II dos Finais Práticos Básicos, lá estava o diagrama n.º 1206 tal e qual como me acontecera.
Fiquei um pouco decepcionado por duas razões: a primeira, porque sempre pensara que conseguiria ganhar o final; a segunda, por ter perdido tantas horas com um final já publicado...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.